top of page
tv são tomé das letras

TV SÃO TOMÉ DAS LETRAS

Canal multimídia de televisão brasileira

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • YouTube Social  Icon

+ NOTICIAS 

Neste Dia do Fotógrafo celebramos a data com uma entrevista exclusiva !

  • Karen Parada
  • 8 de jan. de 2018
  • 4 min de leitura

Comemorado anualmente em 8 de janeiro, o Dia do Fotógrafo foi criado para destacar a importância dos profissionais capazes de transformar imagens em momentos eternos, através de seu equipamento de trabalho, a câmera fotográfica.

As fotografias podem ser artísticas, para documentos, registros de eventos, imagens da natureza, do cotidiano etc ... Para esse artigo, escolhi homenagear um profissional que me chamou atenção com sensacionais fotografias de uma banda de rock nacional: Fabiano Santos, 26 anos, carioca. Confira !

(foto de Anne Souz)

TVSTL : Fabiano Santos, como surgiu seu interesse pela fotografia? Desde quando?

FS : Meu interesse por fotografia surgiu no final da adolescência, com o celular nas mãos (e sem nenhum conhecimento técnico) eu registrava meu cotidiano pra posteriormente lembrar de tais momentos.

TVSTL : Você se lembra qual e quando foi a primeira fotografia profissional que fez?

FS: Minha primeira foto com uma DSLR (câmera semi-profissional/profissional) foi quando adquiri minha saudosa Canon T2i, lembro-me de apontar a lente da janela do meu apartamento em um final de tarde meio chuvoso com as luzes dos postes da rua suavemente criando formas estrelares, nunca vou esquecer.

TVSTL: Que tipo de fotografias já registrou e qual você tem mais afinidade?

FS: Como todo iniciante, começamos pelo cotidiano: literalmente tudo que vemos (paisagem, arquitetura, retratos, objetos, etc). Posteriormente uni o útil ao agradável e me especializei em fotografia de bandas (incluindo shows, still e fotos promocionais).

TVSTL: Quantos cursos profissionais você teve que fazer para chegar no resultado de hoje no seu trabalho?

FS: Eu comecei a me interessar pela fotografia profissional quando iniciei minha graduação em Fotografia (UNESA). Em pouquíssimo tempo adquiri tanto conhecimento na internet que "matei" meses de aulas técnicas na faculdade, modéstia a parte era o "CDF" da turma!

Posteriormente fiz um curso online à distância de Fotografia Digital pela Harvard Extension School mas, em momento algum parei de buscar conhecimento sempre que tenho um tempo pra estudar!

TVSTL: De onde surge tanta inspiração ao demonstrar tanta emoção nas suas fotografias?

FS: Acredito que tudo que vemos, ouvimos e sentimos viram "bagagem cultural". Então busco sempre admirar trabalhos de outros fotógrafos pelo Instagram, buscar sempre inovar com novas técnicas pelo YouTube e a vida pessoal sempre acaba influenciando no resultado final da imagem, gerando imagens mais contrastadas, com mais sombras, mais opacas, mais coloridas e, por aí vai ...

TVSTL: Descreva um pouco do seu trabalho com a banda Detonautas Roque Clube. Como é para você ser o responsável por captar e eternizar os principais momentos da banda que é referência no cenário nacional? Registrando os shows, bastidores, e mostrando aos fãs um universo que eles só conhecem através de suas fotografias, o que acaba aproximando-os dos ídolos.

FS: Me sinto bastante responsável pela imagem que é passada da banda, por isso tanto empenho nas fotografias! Digo sempre que sou meio fotojornalista e meio fotopublicitário, além das fotos "comerciais", gosto de registrar momentos irreverentes que não são vistos aos olhos do público... Isso inclui os camarins, hotéis, transportes e até banheiros! Acredito hoje que os integrantes hoje me vêem mais como amigo do que "o fotógrafo" por tanta intimidade assim!

TVSTL: Você se lembra como foi a primeira vez que registrou a banda? De onde surgiu essa idéia?

FS: Lembro-me de fotografar um outro artista no estúdio do Fábio Brasil - baterista DRC (Mobília Space) e, após algumas conversas ele me convidou pra fazer um "teste" cobrindo um show da banda no aniversário de uma "falecida" rádio carioca que iria acontecer numa grande casa de shows do Rio de Janeiro (a qual eu nunca havia sequer visitado).

Foi uma grande euforia e responsabilidade estar naquele festival, uma atmosfera totalmente diferente do que estava acostumado antes (o cenário underground).

Conversei também com Renato Rocha, guitarrista da banda Detonautas, sobre a visão da banda ao trabalho executado pelo fotógrafo Fabiano Santos.

TVSTL: Qual a importância do trabalho do fotógrafo no dia-a-dia do Detonautas Roque Clube?!

RR: O Fabiano é essencial para captar a essência dos nossos shows e traduzí-la em imagens estáticas que serão vistas tanto por pessoas que estavam no show, quanto por pessoas que nunca nos assistiram ao vivo. Mais importante ainda para que as pessoas que não nos viram ao vivo consigam perceber a atmosfera e a sintonia entre a banda e o público. Além de todo conhecimento técnico que ele tem, há o olhar artístico dele que é incrível, eternizando momentos únicos!

TVSTL: Você se lembra como foi o inicio do trabalho dele com a banda?

RR: Ele apareceu através do Fabinho, nosso baterista, que o conheceu numa sessão de estúdio no Mobilia Space e gostou muito do material que ele produziu naquele dia. Ele sugeriu à banda para que fizéssemos uma experiência conosco nos shows e desde então tem nos acompanhado. Além do talento indiscutível, é um profissional responsável e sempre entrega o que é combinado.

(foto de Ricardo Monteiro)

TVSTL: Quem é FABIANO SANTOS?

FS: Um fotógrafo, músico, carioca e um eterno sonhador determinado!

Nossos parabéns aos profissionais da área da fotografia que capturam momentos e os eternizam.

Agradecimento: Fotógrafo Fabiano Santos / Renato Rocha ( Detonautas Roque Clube).

Créditos das fotos : Anne Souz - Ricardo Monteiro - acervo Fabiano Santos.

(@fotografofabianosantos) (facebook.com/fotografofabianosantos)

Commenti


publicidade
Notícias em Destaque
Notícias Recentes

Comente esta noticia.

bottom of page