Famosos já estiveram em São Tomé das Letras antes da fama e contam como foi conhecer a mística cidad
- Redação
- 12 de abr. de 2017
- 3 min de leitura

Não é de hoje que São Tomé das Letras é o destino preferido de pessoas que gostam de natureza e misticismo. A cidade recebe milhares de turistas durante todo o ano.
Localizada no sul de Minas Gerais, São Tomé das Letras foi construída no alto de uma montanha de quartzo, à 1440 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira.
A extração da pedra São Tomé das Letras já foi a principal atividade econômica do município, hoje graças ao trabalho de empresários e comerciantes, o turismo já é a principal fonte de renda dos moradores.
São Tomé das Letras tem paisagens de tirar o folego de qualquer pessoa, dezenas de cachoeiras estão ao redor da cidade.
A cidade começou ficar conhecida entre os anos 80 e início dos anos 90, quando a extinta rede Manchete de Televisão exibiu a minissérie Filhos do Sol, gravada em São Tomé das Letras e que contava a história da descoberta de uma passagem secreta que ligaria São Tomé à Machu Picchu no Perú, por onde seres extras terrestres estariam tentando se comunicar com o ufólogo Airton (interpretado pelo ator Raul Gazola).
Desde então, muitas pessoas tiveram o interesse em conhecer a cidade.

O cantor e vocalista da banda Jota Quest ,Rogério Flausino, contou que esteve em São Tomé das Letras em 1990. Na ocasião veio acompanhado por alguns amigos em uma Brasilia ano 75 que havia ganhado recentemente de seu pai. Rogério postou uma foto desta viagem em sua página do facebook, onde escreveu: "Um grande abraço a estes meus queridos amigos e a todos da querida #SãoThoméDasLetras, seus discos voadores, lendas, duendes, cavernas, cachoeiras, portais do tempo, pirâmides e cachaças especiais..."

Quem também já pisou nas pedras da montanha antes da fama, foi o cantor Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas. Em uma entrevista concedida à TV São Tomé das Letras em 2014, ele falou que a cidade marcou muito sua adolescência e que ficou muito feliz quando viu em sua agenda de shows que se apresentaria em São Tomé das Letras. ASSISTA AO TRECHO DA ENTREVISTA

Nesta foto tirada na época e postada em uma rede social, Tico escreveu: "Encontrei essa foto de meados dos anos 90, quando estive pela primeira vez em São Thomé das Letras-MG com meus melhores amigos - pessoas que ainda fazem parte da minha vida.
Eu devia ter uns 14 ou 15 anos e a gente saiu um grupo para acampar numa aventura que durou uns 4 ou 5 dias, pois uma chuva nos impediu de voltar na data combinada e tivemos de dormir na rodoviária de 3 corações até conseguir voltar para o Rio.
Não tinha celular nessa época. Como podem ver, seguro um Radinho de pilha… que era o som que rolava. São Tomé não tinha quase nenhuma casa, além do espaço que hoje ficam as pousadas e lojas. Era um lugar muito muito muito restrito.
Viajei no tempo legal e como as gerações mudam tanto… Posso dizer que vivi minha adolescência de forme bem intensa. Pouco fiquei em casa. Não Havia computadores, internet com acesso fácil como hoje e a gente aprendida muito nas ruas, nas estradas, nas viagens… Sempre bom lembrar :) Eu sempre fui esquisito mesmo. ahahahaha".
A cidade de São Tomé das Letras continua encantando seus visitantes, seja por suas lendas e histórias fantásticas ou seja por suas belezas naturais.
Em sua próxima viagem vale a pena conhecer a mística cidade das pedras.
TRECHO DA ENTREVISTA COM O CANTOR TICO SANTA CRUZ
CRÉDITO DAS FOTOS: ARQUIVOS DA INTERNET
Comments